domingo, 11 de abril de 2010

Moradores de áreas consideradas de risco devem ficar atentos para próximas 48 horas
09-Abr-2010A+ A-

Defesa Civil do Estado orienta população sobre chuvas intensas


A Defesa Civil Estadual orienta as populações que residem em áreas consideradas de risco a ficarem atentas às chuvas previstas para as próximas 48 horas, sobretudo no Litoral paraibano. Quem for viajar neste final de semana também deve tomar maiores cuidados nas estradas, em caso de chuva.

O alerta preventivo da Defesa Civil do Estado é com base nas previsões de chuvas anunciadas nesta sexta-feira (9), pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Existe a possibilidade de chuvas moderadas a fortes nas próximas 48 horas nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral da Paraíba.

Monitoramento – O coronel Sinval Pinheiro Borges, coordenador da Defesa Civil do Estado, orienta que em situações preventivas ou de urgência as pessoas devem – como primeira medida – acionar a Defesa Civil do seu município, ou Corpo de Bombeiros nas cidades onde há unidades dessa corporação, pelo telefone 193. Para contatar a Defesa Civil estadual a população pode ligar para os celulares: 8839-1182 (coronel Sinval) ou 8839-1188 (Brito). No dia-a-dia das atividades do órgão é feito o monitoramento permanente do índice pluviométrico e do nível dos mananciais hídricos do Estado, a partir dos dados da Aesa.

Em caso de estiagem ou enchentes são elaborados, para aprovação pelo Governo do Estado e posterior encaminhamento ao Ministério da Integração Nacional para reconhecimento pelo Governo Federal, decretos de Situação de Emergência e de Calamidade Pública encaminhados pelos governos municipais.

Conscientização – Palestras sobre ações de Defesa Civil são realizadas objetivando a conscientização da população para evitar a ocupação de áreas de risco. Uma outra tarefa é a elaboração de Plano de Trabalho para a contratação de carros pipa que vão suprir a deficiência de água em zona rural.

Também é feita uma articulação com os diferentes órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil, com o encaminhamento de pleitos para viabilizar a perfuração, instalação e recuperação de poços artesianos, aquisição e instalação de dessalinizadores, construção de cisternas de placas e poços amazonas; gestões junto às prefeituras municipais objetivando a implantação, nos municípios, das comissões de Defesa Civil. Em 2009 foi feita a implementação do Programa Emergencial de Abastecimento de Água em 53 municípios.

Reforço – Ao órgão estadual cabe ainda a elaboração e encaminhamento de projetos, para o fortalecimento dos recursos hídricos na área do semi-árido paraibano, tais como: perfuração de poços profundos, construção de poços amazonas, cisternas, barragens subterrâneas e de passagens molhadas com capacidade para retenção das águas.

A atuação permanente junto aos municípios do Estado para o acompanhamento da situação climática, especialmente o problema da falta de água potável na zona rural, é outra função da Defesa Civil do Estado da Paraíba.
ESPORTE - 10/04/2010 15:30 (207 visualizações) - Imprimir

Nacional treinou sexta e sábado pensando em partida importantíssima neste domingo


Mesmo necessitando apenas de um simples empate para se classificar definitivamente no quadrangular decisivo do Campeonato Paraibano deste ano, o Nacional vai a João Pessoa neste final de semana com o objetivo de buscar a vitória diante do Botafogo que com certeza também entrar em campo e brigar do primeiro ao ultimo minuto de bola rolando pelo mesmo propósito que é vencer a equipe adversária e assumir a quarta e ultima vaga do G-4.

Na manhã desta sexta-feira (09), sob o comando do treinador Hugo Sales, foi realizado o coletivo apronto no José Cavalcanti em Patos, onde foram feitos diversos testes com jogadas ensaiadas, principalmente com os jogadores que estão retornando ao elenco, após terem sido liberados pelo Departamento Médico do clube.

Para o jogo a ser realizado no estádio O Almeidão no litoral paraibano, Hugo Sales vai poder contar com todos os jogadores, inclusive o zagueiro Nilson Paraíba que depois de ficar afastado do grupo por diversos jogos, devido ter se machucado no inicio da competição, também foi liberado pelo DM e já está a inteira disposição da comissão técnica alviverde.

Na manhã deste sábado (10), aconteceu um trabalho de recreação e logo após as atividades, o treinador relacionou os nomes de todos os jogadores que embarcaram no período da tarde com destino a capital da Paraíba, onde ficarão concentrados em um dos hotéis de João Pessoa, até o dia seguinte antes do inicio da partida.

Futebolsertanejo




Envie o seu comentário

noticias

Duplo homicídio é registrado em Patos na noite deste sábado

Um duplo homicídio foi registrado na noite deste sábado, dia 10 de abril, no bairro Bivar Olinto, setor oeste da cidade de Patos.

As primeiras informações apontam que as vítimas foram mortas por volta das nove horas da noite de ontem, por disparos de arma de fogo.

As vítimas são dois jovens do sexo masculino. Os corpos foram levados para o IML da cidade de Campina Grande.

Mais informações em breve
http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/foto/0,,33000581-EX,00.jpg