quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Com a conscientização da população e as inúmeras campanhas para acabar com o mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, é que João Pessoa mantém uma redução de 87,2% nos casos clássicos neste ano. Em 2009 o Ministério da Saúde registrou os mesmo números, o que comprova o emprenho da sociedade para eliminar o mosquito.

A cidade de João Pessoa está entre as seis capitais do país que apresentam melhor situação em relação ao número de casos de dengue registrados este ano. Segundo o Levantamento Rápido dos Índices de Infestação do Aedes Aegypti, nos primeiros 35 dias do ano foram registrados cinco casos de dengue clássica e nenhuma hemorrágica.

Os índices do Ministério da Saúde são divididos em três categorias: Satisfatório, Alerta e Risco. Das nove capitais da região Nordeste, apenas João Pessoa e Piauí apresentaram situação satisfatória. Dentre as outras capitais Macapá (AP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) se encontram na mesma posição em relação aos números do Aedes Aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde através da Gerência de Vigilância Ambiental, redobrou as ações de controle da doença, através das visitas dos agentes ambientais em locais de risco, com identificação e tratamento dos focos de dengue detectados. Também está sendo feita a distribuição de material educativo e a capacitação dos profissionais que atuam diretamente no combate e controle da doença. Com o aumento das chuvas e o período de férias, é comum um aumento nos registros de casos da dengue.

Plano de Contingência

Lançado em novembro de 2009, o Plano Municipal de Contingência da Dengue foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e contou como componentes norteadores a gestão municipal, assistência ao paciente com dengue, organização do processo de trabalho da rede, qualificação de profissionais, atuação da vigilância epidemiológica, mobilização, controle vetorial e monitoramento. O plano prevê ainda a realização de campanhas educativas que serão executadas ao longo de 2010 e da qualificação dos profissionais que atuam no combate à doença.

Em janeiro de 2010, a Secretaria Municipal da Saúde consolidou uma das metas propostas pelo plano, quando qualificou os profissionais da atenção primária à saúde com o objetivo de promover uma assistência adequada aos pacientes contaminados. No período de 12 a 22 de janeiro durante os dois turnos, foram qualificados todos os profissionais (médicos e enfermeiros) da Atenção Básica para diagnóstico, manejo clínico e classificação de risco do paciente com suspeita de dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário